O Circovolante – 2º Encontro Internacional de Palhaços, que terminou domingo (25), fez de Mariana um grande picadeiro
Por Bárbara Zdanowsky e Kleiton Borges
Durante toda a semana que passou, a rotina no Centro de Mariana foi alterada pelos espetáculos circenses apresentados durante o 2º. Encontro Internacional de Palhaços. O público lotou os espaços onde aconteciam as apresentações – praças da cidade e Teatro-SESI – e não deixou de aplaudir e recomendar as atrações aos que procuravam se informar.
Incendiando as ruas de alegria e ludicidade, como só o circo consegue fazer, o encontro de palhaços uniu pais e filhos num festejo à arte. É como afirma a estudante de Enfermagem Maria Carmelita Paes Barreto, 30 anos. “Traz um clima agradável, pois é uma oportunidade de juntar a familia”. A aposentada Maria Aparecida Fialho, 52 anos, concorda. “O bom desse encontro é que, por se tratar de palhaços, os mais velhos lembram da infância”.
Para o comércio ambulante e local, o movimento proporcionado pelas atrações foi um prato cheio para o aumento das vendas. É o que afirma o artesão, Allan Ferreira Guimarães, 21 anos. “É bom (o Encontro) porque atrai gente de todos os tipos, dos mais exóticos aos mais convencionais”. A atendente de sorveteria, Cibele Campos Teixeira, 26 anos, percebeu o aumento no número de turistas na cidade. “O movimento aumentou, principalmente o de turistas. Durante essa semana, o clima da cidade, com certeza, foi diferente”.
Os moradores que acompanharam o encontro incentivam esse tipo de evento e não reclararam de som alto. É o caso do médico José Eustáquio, 62 anos. “Apesar de ter ido a poucos espetáculos por falta de tempo, aprovei a iniciativa. Gosto de arte e assisti o primeiro encontro, em 2008. Não notei perturbação por causa do som alto”. A costureira Teresa Alves Dias, 71 anos, foi a todos os espetáculos que aconteceram na Praça da Sé, sempre acompanhada de sua companheira de igreja e forró, Nazaré Matos Soares, 67 anos. “Eu ri tanto! Foi bom demais. O barulho não incomodou nem um pouco”.
O Circovolante – 2º. Encontro Internacional de Palhaços chega ao fim, mas deixa espectadores que garantem presença no próximo encontro, que será realizado na cidade de Ouro Preto em 2011, de acordo com Xisto Siman, coordenador geral do evento.
Parabéns! Continue assim, Bábara.