Por João Felipe Lolli. Colaboração de Thalita Neves
Ouro Preto, que sediou apenas algumas atrações do Circovolante – 2º Encontro Internacional de Palhaços, pode ser o núcleo central do próximo encontro em 2011. Pelo menos, no que depender da Prefeitura da cidade. “Não tem nada definido ainda, mas se o Circovolante quiser, a gente garante os recursos”, afirmou o assessor de promoção cultural da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Marcelino Ramos.
O Encontro, que reuniu palhaços de cinco países (Argentina, Grécia, Espanha, Uruguai e Brasil) e de vários estados brasileiros, em Mariana, durante todo o mês de abril, não teve somente gargalhadas. Os coordenadores do Circovolante, promotor do evento, Xisto Siman e João Pinheiro, reclamaram muito do poder público local.
Para Xisto, “é muito triste não poder contar com a prefeitura de sua cidade”. “A gente quer muito fazer (o próximo encontro) em Mariana, mas a prefeitura tem que querer com mais vontade ainda”, dispara ele. “Tirando do próprio bolso não dá”, finaliza. Em entrevista coletiva, João Pinheiro contou que “a Prefeitura de Ouro Preto garantiu os recursos (para o Encontro) antes que a de Mariana”, e completou: “Valoriza-se muito o patrimônio histórico e quase nada o patrimônio humano.”
Sobre a realização do próximo encontro em Ouro Preto, o assessor de promoção cultural do município ressaltou que a cidade “não quer concorrer com Mariana, cidade vizinha e irmã.” Ele destacou que a decisão cabe ao Circovolante. “Não tem nada definido ainda; nosso interesse é fomentar a cultura da cidade. Se o Circovolante quiser fazer o evento aqui (Ouro Preto) a gente dará todo o apoio necessário”, completou.
O secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Francisco de Assis, não retornou os telefonemas da reportagem. No sábado (24), ele esteve em Mariana acompanhando a programação do Encontro de Palhaços. A Secretária de Cultura e Turismo de Mariana, Walkíria Carvalho, foi procurada pela reportagem e não respondeu os telefonemas e nem os emails enviados.
Eu apoio! E pode contar se preciso!
Abraço!!!