Por Ricardo Maia
“O maior prazer da minha vida é quando eu estou com o rosto pintado, vestido de palhaço.” A afirmação é de Álvaro Marinho, 76 anos, o palhaço Alegria, o mais velho palhaço em atividade do Brasil, durante o Grande Cortejo de Palhaços, que aconteceu em Mariana, na última quarta-feira (21), das 16h20 às 18h.
Ao som das músicas tocadas pela banda do Circovolante, o público estimado pela Polícia Militar em 500 pessoas e pelos organizadores em 1,2 mil, seguiu da sede do circo para a Praça da Sé, guiado pelos artistas. O evento contou, também, com 47 palhaços vindos de Belo Horizonte (dentre eles, Alfinete e Begônia, apresentados nos vídeos, abaixo) e o palhaço argentino, Gaston Varga, o Yodoido.
Durante todo o cortejo, os palhaços interagiram com o público, que se mostrou envolvido com as brincadeiras, como no momento final da caminhada, quando público e artistas formaram uma grande roda de ciranda, na Praça da Sé. Ali, os palhaços apresentaram pequenos números, divertindo adultos e crianças.
A grande presença de crianças no evento foi marcante já que além de diversão, seus pais acreditam que espetáculos como este atuem como uma “injeção cultural”. “Olha a oportunidade que elas têm de se divertir uma tarde inteira de um feriado, ao invés de ficar em casa com um computador, olha a cultura aí”, disse a comerciante Marcione Cardoso Ferreira, acompanhada da filha Julia.
Juntamente com as piadas tradicionais, os artistas faziam malabarismo com facas, dança com fitas coloridas e equilibrismo com esferas. Alguns ainda se arriscavam a tocar instrumentos musicais. Por diversas vezes, o público se misturava com os artistas, e juntos, cantavam as músicas brasileiras do espetáculo de rua “Samba No Pé De Moleque”, que deu início ao cortejo.
Confira um trecho:
Confira um trecho:
Postar um comentário